Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Espetáculo "Elefantilt, Um Exercício Brechtiano"

A comédia ELEFANTILT, UM EXERCÍCIO BRECHTIANO, primeira montagem da Companhia Babel de Teatro, é um trabalho inspirado em O Filhote de Elefante, entreato que Bertolt Brecht escreveu para a peça Um Homem é Um Homem. A trama acontece em uma taberna dentro de um acampamento militar. É nesse estabelecimento que será encenada uma peça representada por quatro soldados. A montagem apresenta o julgamento do filhote de elefante, que é acusado de ter matado sua mãe. Ao longo da representação, interrupções, coreografias, números musicais e projeções audiovisuais permeiam o espetáculo, mesclando a realidade do acampamento e o universo da trama encenada pelos soldados.

A direção musical de Cida Moreira mesclou canções de Kurt Weill, Pink Floyd e Trio Esperança com vinhetas e canções populares para estranhar musicalmente e dar ao espetáculo a atitude que Bertolt Brecht exige. A encenação, dirigida por Humberto Vieira, apóia-se nos conceitos de estranhamento da teoria brechtiana e transpõe a ação para um tempo e um local indefinido onde os soldados que conduzem a ação não caracterizam nenhum exército conhecido, oscilando entre mundos estranhos e improváveis, reais e imaginários, entre o limbo e a realidade, entre homens e vampiros, entre a vida e a morte.



Personagem: Sr. Keuner

1ª Temporada: 24/11 a 10/12 de 2009 no Espaço La Photo
Terças, quartas e quintas.
2ª Temporada: 06/03 a 04/04 de 2010 na Sala Álvaro Moreyra
Sábados e domingos.
Apresentação especial: 25/09 de 2010 no Porto Alegre Em Cena.

Direção: Humberto Vieira
Direção Musical: Cida Moreira


Direção e Roteiro: Humberto Vieira
Direção Musical: Cida Moreira
Assistência de direção: Shirley Rosário
Produção: Yheuriet Kalil e Shirley Rosário

Luz: Cláudia De Bem
Cenário e figurinos: Fabrízio Rodrigues
Programação visual e edição de imagens: Yheuriet Kalil
Fotos: Regina Protskof e Claudio Etges
Realização: Companhia Babel de Teatro



Elenco: Daniela Guerrieri, Eduardo Tartarotti, Juliana Dal Ben, Maiquel Klein, Richard Biglia,Tatiana Vinhais, Vivian Salva e Yheuriet Kalil.

O espetáculo destacou-se entre os nomeados ao Prêmio Açorianos de Teatro 2010, recebendo duas indicações: figurino (Fabrízio Rodrigues) e trilha sonora (Cida Moreira). Em setembro de 2010, concorre ao Prêmio Brasken durante o Porto Alegre Em Cena.


Créditos: Regina Protskof e Claudio Etges

Por enquanto é isso.
Bjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário